Tenho um site e quero mais visitas, o que eu faço? SEO é a resposta. Search Engine Optimazation ou traduzido para o português “otimização de mecanismos de busca”, é o conjunto de ferramentas que melhoram a visitação em sites, blogs e páginas na web. Essas estratégias visam alcançar bons rankings orgânicos de visualização, gerando tráfego e autoridade.

Quando você pesquisa no Google alguma coisa, diversas páginas começam surgir. É com o SEO que a posição dessa página irá melhorar. Através de um conjunto de técnicas que algoritmos são influenciados tornando o ranking de uma página determinada melhor.

Todas as buscas acontecem por palavra-chave, funcionando em 3 pilares: Rastreamento, indexação e exibição de resultados.

Rastreamento: Tudo começa com os Googlebot, robôs do Google, eles identificam as páginas para enviar ao índice do buscador. Para isso, os Googlebots utilizam os algoritmos para definir a priorização e a frequência de indexação das páginas. O processo inicia com as URLs geradas a partir de processos anteriores de rastreamento e enriquecida com os sitemaps. Conforme visita as páginas, o Googlebot identifica links existentes e também inclui na lista de rastreamento. Novos sites, alterações e exclusões são detectadas e atualizadas durante o processo.

Indexação: Aqui os robôs processam cada uma das páginas rastreadas para incluí-las no seu índice. Aqui são indexadas informações como conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados estruturados. Assim, quando ocorre uma consulta, uma pesquisa de páginas correspondentes é feita no índice do Google, exibindo os resultados mais relevantes.

Exibição de resultados: Usando o português claro, é quando aparece o que você estava procurando! HAHAHAHA.

Os algoritmos que “trabalham” fazendo o SEO devem estar atualizados e sempre conversando com o Google. Isso porque o site de pesquisas mais famoso do mundo usa mais de 200 fatores de ranqueamento para definir a ordem das páginas apresentadas ao usuário para cada busca realizada.

Aqui estão alguns dos fatores do Google para o ranqueamento, só para ter uma idéia:

  • Velocidade de carregamento da página
  • Design responsivo
  • Relevância de links
  • Palavra chave

Para ter um site bem colocado no ranking de pesquisas tenha tudo isso citado anteriormente, tenha um conteúdo de qualidade e utilize SEO.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale conosco
Como podemos te ajudar?