
Tenho um site e quero mais visitas, o que eu faço? SEO é a resposta. Search Engine Optimazation ou traduzido para o português “otimização de mecanismos de busca”, é o conjunto de ferramentas que melhoram a visitação em sites, blogs e páginas na web. Essas estratégias visam alcançar bons rankings orgânicos de visualização, gerando tráfego e autoridade.
Quando você pesquisa no Google alguma coisa, diversas páginas começam surgir. É com o SEO que a posição dessa página irá melhorar. Através de um conjunto de técnicas que algoritmos são influenciados tornando o ranking de uma página determinada melhor.
Todas as buscas acontecem por palavra-chave, funcionando em 3 pilares: Rastreamento, indexação e exibição de resultados.
Rastreamento: Tudo começa com os Googlebot, robôs do Google, eles identificam as páginas para enviar ao índice do buscador. Para isso, os Googlebots utilizam os algoritmos para definir a priorização e a frequência de indexação das páginas. O processo inicia com as URLs geradas a partir de processos anteriores de rastreamento e enriquecida com os sitemaps. Conforme visita as páginas, o Googlebot identifica links existentes e também inclui na lista de rastreamento. Novos sites, alterações e exclusões são detectadas e atualizadas durante o processo.
Indexação: Aqui os robôs processam cada uma das páginas rastreadas para incluí-las no seu índice. Aqui são indexadas informações como conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados estruturados. Assim, quando ocorre uma consulta, uma pesquisa de páginas correspondentes é feita no índice do Google, exibindo os resultados mais relevantes.
Exibição de resultados: Usando o português claro, é quando aparece o que você estava procurando! HAHAHAHA.
Os algoritmos que “trabalham” fazendo o SEO devem estar atualizados e sempre conversando com o Google. Isso porque o site de pesquisas mais famoso do mundo usa mais de 200 fatores de ranqueamento para definir a ordem das páginas apresentadas ao usuário para cada busca realizada.
Aqui estão alguns dos fatores do Google para o ranqueamento, só para ter uma idéia:
- Velocidade de carregamento da página
- Design responsivo
- Relevância de links
- Palavra chave
Para ter um site bem colocado no ranking de pesquisas tenha tudo isso citado anteriormente, tenha um conteúdo de qualidade e utilize SEO.